Marco Trombetti

Diversidade

Bons investidores descobrem bons líderes. Grandes investidores descobrem grandes empreendedores.

Não só é impossível “fazer” um grande empreendedor, como também é muito difícil descobrir um. Eles só aparecem em um certo ponto, geralmente depois de serem ignorados pela maioria das pessoas.

Ninguém os vê chegando. Eles não se encaixam no estereótipo de pessoas que tiveram sucesso no passado – são diferentes. Todos sabemos que obsessão e resiliência estão entre as características dos empreendedores de sucesso, mas acho que há algo mais que contribui para isso: a diversidade.

A diversidade é um elemento comum entre inovadores bemsucedidos.

Nosso cérebro sabe identificar padrões com facilidade. Somos bons em observar as características de pessoas que tiveram sucesso no passado e em compará-las com as características dos iniciantes. Com conselhos, nossos pais, amigos e chefes tentam nos ajudar a entrarmos no padrão: “você deveria estudar ali, deveria conhecer essas pessoas, deveria se vestir assim, deveria fazer isso deste jeito”. Eles querem que você seja bem-sucedido e tentam fazê-lo se encaixar no padrão. Querem ajudar de verdade. O que eles não entendem é que estão limitando sua diversidade e, ao fazerem isso, estão restringindo a extensão do seu sucesso. Forçar alguém a se adequar ao padrão ajuda a criar uma pessoa moderadamente bem-sucedida, mas pessoas realmente bem-sucedidas são anormais. Elas não seguem o padrão – definem novos.

São pessoas que abandonaram a escola, são canhotas, têm dislexia ou distúrbios emocionais, são imigrantes, minorias, ingênuas, intimidadas, problemáticas e tudo aquilo que as pessoas normais consideram uma limitação. Bill Gates, Steve Jobs e Elon Musk: todos se encaixam em mais de uma dessas categorias.

O que eu acabei de escrever provavelmente acelerou sua mente para tentar identificar um novo padrão de sucesso. Mas até essa abordagem está errada. Os próximos inovadores serão diferentes novamente.

Tudo o que lhe torna diferente lhe dá uma vantagem competitiva injusta. Quando a sociedade negligencia a excelência por causa da correspondência de padrões tendenciosos de sucesso passado, uma enorme oportunidade acaba surgindo. Você vê o mundo de uma perspectiva diferente. Você encontra, enfrenta, previne e resolve problemas que os outros nunca percebem. Você tem uma visão diferente e treina a si mesmo para resolver problemas.

Somos todos diferentes. Não existe dois seres humanos completamente iguais. Sua diversidade é um bem que você provavelmente não está aproveitando. Se você quer ter sucesso de verdade, então aceite, abrace e ame a diversidade. Invista na sua diversidade e não deixe que ninguém a limite.

Se não quiser investir na sua diversidade, pelo menos a respeite: você provavelmente acabará trabalhando para alguém diferente.